Longe vão os tempos em que se querias uma câmara capaz de captar o espectro abaixo do vermelho, terias de desembolsar uns largos milhares de euros numa câmara própria, ou converter a mesma, através da colocação de filtros, ou instalação de lentes próprias...

Deixo-vos um video de como remover o filtro de infravermelhos numa GoPro:

 

MAPIR.CAMERA (sim, o TLD é camara :D), lançou uma nova linha de câmaras, com filtros para luz visível, infravermelho, Vermelho, Verde, Azul ou NDVI (Normalized Difference Vegetation Index).


Ser capaz de captar imagens hiper-espectrais (captar luz com um comprimento de onda superior ou inferior ao que os nossos olhos conseguem distinguir) pode ser útil na agricultura, sendo capaz de avaliar o estado das plantações, e daí prescrever novos fertilizantes para determinadas zonas da plantação, dando jus ao nome de agricultura de precisão!

 

Acima represento um gráfico, retirado da página da MAPIR, que relaciona o comprimento de onda (Wave Lenght) com a reflectância de um objecto! Nela, podemos distinguir o solo, vegetação saudável e vegetação não saudável, e como podemos observar no gráfico, a relação da reflectância nas plantas saudáveis e não saudáveis elevada, podendo assim mapear um terreno, e determinar com precisão as zonas em que a vegetação precisa de cuidados! Este gráfico não é válido para todo o tipo de vegetação, nem sequer para toda a sua vida, pois a sua reflectância varia com o tipo e estado de maturação.

A mapir tem uma relação comercial com a agribotix, e oferece um webservice para processamento das imagens, que, no pacote básico (89 USD mensais), oferece um relatório de saúde da plantação e criação de um mapa pelas imagens enviadas, e no pacote profissional (159 USD mensais), oferece as mesmas condições do pacote básico, assim como relatórios variados, tais como fertilização, pesticidas) para melhorar a produção...