Antes do surgimento da raspberry pi, se querias um computador capaz de fazer uma tarefa simples, que gasta-se pouca energia e ocupasse pouco espaço, podia-se adquirir um pequeno computador como uma motherboard em Mini-ITX, que custava umas valentes coroas. O que muita boa gente não sabia, e que poderia ter um desses computadores a espalhar o seu sinal de wifi :D

Lançado pela primeira vez em 2004, para o router da WR54G baseado no código GPL e a buildroot do projecto uclibc. Esta primeira versão serviu para a base de criação de diversas aplicações para expandir a funcionalidade dos routers.

Actualmente na versão Chaos Calmer (todas as versões deste software têm nomes de bebidas brancas) existe suporte a toneladas de routers diferentes, assim como ports para outros sistemas embebidos, como por exemplo a raspberry :D

Este software permite a criação de aplicações, sem a necessidade de utilização dos drives específicos para cada processador, ganhando cada vez mais popularidade!

Se o teu router for suportado (podes consultar aqui), tens um conjunto infinito de possibilidades, dependendo claro das capacidades do mesmo. Pode-se adicionar led's, botões, periféricos por UART, SPI, I2C, caso sejas corajoso :D!