Para utilizar LED's (Light-emitting diode) de 3 cores num projecto de electrónica, são necessários alguns componentes, nomeadamente o LED em particular, e 3 resistências, para limitar a corrente que o percorre em cada diodo!

Depois de um circuito completo, ainda tens de reservar 3 pinos no micro controlador, e ainda criar uma rotina controle através de PWM (Pulse Width Modulation) a quantidade de tempo que cada LED está ligado de modo a criar a ilusão das cores vermelho, verde e azul, de modo a criar assim todas as combinações de cor!

Existem no mercado diversas soluções, nomeadamente o BlinkM da ThingM

Este pequeno módulo é composto por um pequeno micro controlador, algumas resistências, 3 transístores e um LEDde 3 cores. Com recurso ao protocolo I2C, é possível interligar um grande conjunto de leds em série (até 127 por limitação do I2C por 7 bits, mas pode ser expandido até 1023, utilizando 10 bits de endereço).

Entretanto o mercado oriental pôs no mercado o ws2812 da WorldSemi, uma empresa especializada em iluminação com LED's!

Trata-se de um led de 3 cores com um circuito integrado embebido (ou será ao contrario?). 

A imagem acima, retirada do datasheet, representa o ws2812, com uma dimensão de 5+5mm! Apenas necessita de um pino do micro controlador, e pode ser ligado em serie com outros LED's, ou pixels, como são entitulados!