As ESC (electronic speed controller) utilizadas para a comutação dos motores sem escovas nos drones devem ter um reduzido tempo de resposta, e visto que as ESC utilizadas no aeromodelismo não oferecem essa capacidade, pois foram projectadas para terem uma taxa de actualização de 50Hz.

Em baixo está uma representação do sinal de controlo para o ESC, originalmente desenvolvido para os servos.

 

Este sinal costuma ter um período de 10 a 20ms, e o tempo que a onda está no nível lógico verdadeiro traduz a posição requerida: um sinal com 1ms de duração representa o mínimo, e com 2ms, representa o máximo. Historicamente, este sinal foi pensado para ser utilizado com os servos, e as ESC adoptaram o mesmo sinal, para serem compatíveis com os receptores. Com esta limitação, a taxa de atualização das ESC também estão na ordem dos 50Hz, pois é a taxa de actualização máxima num sinal de 20ms. 

Como a informação do sinal cabe nos 2ms da trama, os controladores de voo ignoram o restante tempo com o sinal a nível lógico falso, enviando o sinal mais cedo, e por conseguinte, diminuindo o tempo de resposta. Já existe também um sinal alternativo, o oneshot125, que tem uma taxa de actualização na ordem dos 4Khz!

O firmware implementado pelo Simon Kirby está disponível no github, e podes gerar, futuramente, o binário para instalar na esc neste link: 0x.ca/tgy/. É compatível com o oneshot125, bastando assinalar a opção RCP_ALIAS_SHIFT. Este software também pode ser utilizado para controlar motores em ambas as direcções, que é útil nos carros e barcos, assim como o travar o motor, oferecendo o que vulgarmente se conhece por travagem regenerativa!

Existe também a possibilidade de instalar um bootloader na ESC, pelo que futuras alterações à ESC, tal como a alteração do sentido de rotação, útil para quando se solda o motor directamente à ESC não implique o cuidado de verificar o sentido de rotação do motor, podendo ser alterado através da instalação do software pela ficha de controlo!

Embora nem todas as ESC sejam compatíveis, pois podem ter os pinos de I2C ocupados, podemos ter uma malha fechada de controlo, podendo obter a informação da tensão, temperatura e taxa de rotação!

Podes aceder a uma base de dados de ESC e software compatível aqui.

A instalação deste software obriga à ligação de um programador para a primeira instalação. Eu utilizo o BusPirate, referido num tópico anterior!

Existe um software, KKMulticopter Flashtoolque agiliza a instalação do firmware nas ECS, que permite fazer o download da internet, assim como a utilização do programador!