Os aficionados em radio modelismo têm todos uma necessidade semelhante: o rádio transmissor!

Este transmissor tem de ter um determinado número de canais, de modo a poder actuar o modelo, sejam servos, variadores, led's, etc!

O mercado tem diversas soluções, tanto em marcas estabelecidas, como a Futaba, como o mercado asiático, com toneladas de escolha!

Uma das escolhas mais populares, pelo baixo custo (55€!) e número de canais disponíveis (8 canais) é o Turnigy 9X, vendido pela HobbyKing (este rádio é um rebrand do flysky fs-th9x, utilizado nas primeiras gerações do 3Dr Iris e Aero M)

Este rádio é baseado num processador da Atmel, o Atmega 64, com 64kb de memória flash, 4Kb de SRAM e uma EEPROM de 2Kb! Tem um ecrâ monocromático de 128x64 Px, um pequeno besouro, 2 gimbals (4 canais), 1 botão de 3 posições, 3 potenciómetros e mais 6 botões, para transmitir ao nosso modelo!

De origem trás também um transmissor e receptor de 8 canais, podendo ser substituído por outro. Gosto particularmente do FrSky XJT com o D8R-XP, pois permite transmitir até 16 canais e tem um downlink de telemetria que pode ser integrado com nosso controlador de voo.

A popularidade deste rádio, e suas variantes, levou à criação de um software customizado, o OpenTX. Existem mais projectos equivalentes, mas este é o que eu utilizo!

Este projecto é composto pelo firmware que corre no rádio, assim como um simulador e um software que corre no computador, o OpenTX Companion.

A principal vantagem deste projecto em relação ao software original é a mais fácil configuração de parâmetros, assim como a integração de sistemas de telemetria, que existe em sistemas que custam 10x mais!

Existem dezenas de tutoriais espalhados pela internet que ensinam a instalar o OpenTX neste rádio, assim como a activação da telemetria, que obriga a retirar 2 resistências minusculas (4 por 2 mm!)